Agendamento de Exames e Saúde

Projeto desenvolvido para cliente • App • Pesquisa • Workshops • Entrevistas • Idealização • Protótipo

O PROJETO

O projeto propõe uma abordagem inovadora no campo da saúde feminina, através da criação de um aplicativo dedicado para agendamento e resultados de exames, e potencialmente incorporando um prontuário médico digital. O objetivo é desafogar o cliente, que conta com uma equipe grande dedicada apenas ao agendamento de exames, e elevar o cliente ao patamar de grandes marcas inovadoras na área da saúde.

O PROBLEMA

O processo de agendamento atual consome tempo e recursos que poderiam ser economizados com um aplicativo eficiente. Além disso, os pacientes têm relutância no agendamento online devido à limitação do atual aplicativo, que exige intervenção humana para concluir o processo, e não permite compartilhamento direto com o médico, comprometendo a eficiência e manchando a experiência do usuário.

A SOLUÇÃO

O projeto propõe uma abordagem inovadora no campo da saúde por meio da criação de um aplicativo dedicado, buscando aprimorar a experiência tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Ao facilitar o agendamento de exames, o acesso aos resultados e a gestão dos prontuários digitais, a plataforma visa contribuir para uma interação mais eficiente entre a marca e seus clientes. Além disso, a centralização de informações relevantes pode gerar insights valiosos, permitindo uma compreensão mais aprofundada das necessidades dos pacientes, favorecendo a personalização de serviços e promovendo a fidelização e satisfação do público-alvo. Este projeto busca não apenas otimizar a experiência do usuário, mas também fortalecer a posição da marca no cenário da saúde.
O PROCESSO
Entendendo o mercado da saúde

Para melhor atendermos o cliente e o seu objetivo, começamos pesquisando e analisando dados de empresas de tecnologia voltadas para a saúde (chamadas de health techs), concorrentes diretos e indiretos, e inovações tecnológicas no geral que poderiam nos auxiliar no processo de entendimento e idealização do desafio proposto pelo cliente.

Descobrimos uma gama de avanços, desde soluções de telemedicina até plataformas integradas de gestão de dados médicos; identificamos lacunas nas práticas existentes; e tivemos insights valiosos sobre tendências emergentes, como inteligência artificial aplicada à saúde e dispositivos de monitoramento remoto. 

Todos os dados foram coletados e organizados em uma plataforma colaborativa.

Entendendo o produto atual

Com uma boa noção do mercado da saúde, e um entendimento sobre as práticas existentes de concorrentes, nos voltamos para o cliente, a fim de entender o seu estado atual: o que era o produto e os serviços ofertados, e como eles estavam atendendo (ou não) seus clientes e usuários.

Montamos questionários específicos para falarmos com pacientes, funcionários e médicos, e fomos até uma das unidades do cliente. Após, transcrevemos as entrevistas e analisamos os dados coletados, destacando informações importantes, problemas apresentados e supostas soluções.

O cenário ideal

O próximo passo para entendermos melhor o produto e o cliente foi criar o cenário ideal.

Montamos dois workshops: no primeiro, conversamos com funcionários responsáveis pelo sistema de agendamento e resultado de exames, incluindo liberação de pedidos com planos de saúde; no segundo, juntamos médicos e representantes comerciais para falarmos sobre a possibilidade de criação de um prontuário médico integrado ao app do paciente, viabilizando um processo simplificado de agendamento direto do consultório médico, e acesso direto e facilitado aos resultados de exames e histórico de saúde dos pacientes.

O objetivo do workshop era montarmos a experiência completa, tanto do lado do usuário quanto do lado da operação, reforçando um brainstorming dos participantes sem pensar em restrições operacionais ou tecnológicas, a princípio.

Ao colocarmos todas as ideias na mesa (ou melhor, na parede), nossa equipe, composta por designers e programadores, ajudou os participantes a destrincharem suas ideias, separando o que era viável no primeiro momento, do que ainda não possuíamos tecnologia ou mão-de-obra ou orçamento para desenvolver.

Analisando os dados e idealizando soluções

Com todos os dados em mãos, voltamos para o computador para separação e organização das informações coletadas, e idealização de soluções.

Por motivos de confidencialidade, apresento aqui poucas imagens.

Prototipação

Após a apresentação de soluções ao cliente, fomos para a prototipação.

O cliente já possuía uma marca consolidada e conhecida no mercado, então, visualmente, apenas seguimos suas diretrizes e adaptamos pequenos detalhes.

Por motivos de confidencialidade, aqui também apresento poucas imagens.

MUITO OBRIGADA

Amanda Oliveira